sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Reunião de Comarca


Ibicaré foi a cidade acolhedora da Reunião da Comarca de Joaçaba nessa quinta feira, 28.
Leigos, padres e bispo se reuniram para uma manhã de estudo e importantes decisões/avisos.
O estudo da Carta Apostólica, Porta Fidei ,vem para reforçar o Ano da Fé, iniciado no dia 11 de outubro, com o cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013. 
A cópia do documento foi entregue e o estudo feito metodologicamente na divisão por paróquias e, posteriormente, partilhado no grande grupo proporcionou, aos ali presentes, "uma autêntica e sincera profissão de fé". Respaldado um convite ao catecismo da Igreja Católica, pois esse é "um verdadeiro instrumento de apoio da fé". Na oportunidade, foi distribuído um "youcat", livro de catecismo juvenil.
O Ano da Fé propícia também para intensificar o testemunho da caridade. Recorda São Paulo: "Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade" (1 Cor 13,13) 
O convite é para que descubra-se a novidade na fonte de origem: a Sagrada Escritura.

Seguindo a pauta, foi partilhado o andamento dos projetos "Rio que Cresce Entre Nós", e o cronograma/roteiro para a acolhida e  Peregrinação da Cruz:, Ícone de Nossa Senhora e Imagem de Beata Albertina. Devido a mobilização que a Jornada Mundial da Juventude demanda nas bases.
Entre outros tantos assuntos pautados no decorrer da manhã, destacamos aqui o momento em que os Jovens de Capinzal compartilharam os preparativos para a Celebração dos 30 anos da PJ em SC.
A mobilização da Paróquia e Diocese, acolhedoras desse marco na história da Juventude, envolve muito trabalho e colaboração de toda região.
Na modalidade de acampamento, onde nos quatro dias acontecerão momentos de formação, convivência e celebração no Distrito de Santa Lúcia-Ouro/SC, serão 23 oficinas que unirão experiências  dos jovens das 10 dioceses do estado, assessorados por uma equipe de relevante potencial na caminhada trassejada de lutas e sonhos dos jovens do estado.

O convite se estendeu de modo especial à todos os jovens presentes e aos padres das paróquias vizinhas, para que se façam presentes, mobilizem a juventude do local, e se unam no comprometimento de ser Igreja Jovem!



Fraternidade,
Paz e Bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenação Paroquial