segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Encontro mensal da EAPJ

A EAPJ (Equipe de Apoio da Pastoral da Juventude) se reuniu nesse domingo, 14, para realizar o encontro mensal de estudos, partilhas e importantes decisões para a Pastoral da Juventude de nossa Paróquia.
O momento contou com a presença de 9 membros da equipe, mais o Liberado Paroquial, Felipe da Silva.
Entre conversas, ideias, leitura, falas, partilhas, comilanças, ocorreu tudo certo.

De mãos dadas a entoar a Oração de abertura e iluminados pela Palavra Santa, a leitura do evangelho do dia Marcos 10, 17-30, os momentos seguintes foram privilegiados com o estudo dos primeiros capítulos do livro "Somos Igreja Jovem", para que a cada dia aproximemo-nos da união das vivências particulares com as realidades existentes por esse mundão a fora.

Sabedores de que "o desafio para o jovem - assim como todos os que aceitam Jesus como caminho - é escutar a voz de Cristo em meio a tantas vozes." (Doc. 85 CNBB), ousemos transformar parcialmente essa realidade, e levar ao jovem o silêncio (espiritualidade) necessária para que ele ouça a Voz de nosso Grande Profeta.

Adiante na nossa formação e nossos encontros iluminados por textos que nos instruam e inspiram a sermos missionários dinâmicos e proféticos, visamos sempre o objetivo primordial da Equipe, o fortalecimento espiritual dos Grupos Eclesiais de Base da Paróquia.

Seguindo a pauta, o Subsídio de Estudos em Preparação a Celebração dos 30 ano da PJ em SC foi apresentado para todos os integrantes, sendo este usado em encontros com grupos de base em construção. Esclarecidos alguns relevantes detalhes acerca da comemoração estadual em terras Ourenses, ficamos atentos a mobilização das dioceses durante o processo caminhante aos 30.

A noite se tornou inimiga com o passar tão rápido das horas, entretanto o bom proveito se tornou evidente. O compromisso assumido e as decisões fundamentais para o crescimento e fortalecimento da Equipe se construíram em conjunto, tecendo responsabilidades para esse longo trabalho incessante, do qual nossa motivação é o amor ao Reino.
Mais uma vez a Equipe mostra que tem potencial para seguir adiante, perseverantes, no caminho escolhido.

O encontro teve finalização com as palavras do ODJ (Ofício Divino da Juventude), proferidas pela Dara Tobaldini, a qual fez o refrão meditativo dizendo "De noite iremos, de noite, iremos buscar a fonte. Só nossa sede nos guia".



Que sejamos sedentos de justiça! Façamos a fonte de água viva transbordar no coração de cada jovem de nosso meio!




Fraternidade,
Paz e bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenadora EAPJ