quarta-feira, 20 de março de 2013

Celebração dos 40 anos da Pastoral da Juventude no Brasil



“O que a memória amou, ficou eterno.”
Adélia Prado

Ao longo da história da evangelização da juventude no Brasil, muitas organizações têm contribuído de forma significativa, dentre elas, e de maneira especial, podemos destacar a trajetória da Pastoral da Juventude (PJ). Com sua proposta de ação junto às juventudes engajadas, especialmente nas comunidades eclesiais de base da Igreja Católica, a PJ há décadas organiza estes Jovens em pequenos grupos de base. Estes são dinamizados por suas coordenações comunitárias, paroquiais, diocesanas, regionais e nacional, acompanhados por assessores adultos, dentre eles: leigos, leigas, religiosos, religiosas e padres.
Os grupos de base da PJ acreditam em uma atuação diferenciada na igreja e na sociedade, fundamentada em características e metodologias próprias. Dentre elas destacam-se: seguimento a Jesus Cristo, opção preferencial pela juventude empobrecida, protagonismo juvenil, clareza da necessidade de um processo eficaz de educação na fé, compromisso com a formação integral dos jovens, ação inculturada na vida da juventude, aprofundamento do diálogo ecumênico e inter-religioso, entre outras características.
A Pastoral da Juventude deseja “despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo global de formação baseado na fé, para formar líderes capacitados para agir na comunidade, atuar na própria PJ, em outros ministérios da Igreja e em seu meio específico, comprometidos com a libertação integral do homem e da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação, de modo que contribuam concretamente com a construção da Civilização do Amor” .

É tempo de celebrar...

Segundo o Marco Referencial das Pastorais da Juventude do Brasil, as primeiras tentativas de articulação a nível nacional se deram no período de 1973 a 1978, promovidas pela própria CNBB, com o objetivo de reunir as experiências de PJ esparsas pelo Brasil. Em 1973, no Rio de Janeiro, aconteceu o Primeiro Encontro Nacional da PJ. Em 1976, também no Rio de Janeiro, aconteceu o Segundo Encontro Nacional da PJ. Estes dois primeiros Encontros reuniram pessoas com prática de PJ, para refletir a situação e buscar caminhos de organização .
Diante dos caminhos trilhados, das opções feitas ao longo da existência da PJ, do momento vivido pela Igreja do Brasil e da oportunidade de celebrar uma data tão significativa: O jubileu de 40 anos da PJ no Brasil. A Coordenação Nacional e a Comissão Nacional de Assessores da PJ acreditam e propõem na celebração dos 40 anos das primeiras articulações da Pastoral da Juventude no Brasil atividades e ações que desencadearão processos significativos na vida dos jovens organizados como PJ e tantos outros que poderão fazer parte desta bela festa de vidas, histórias e comunhão.


A juventude de Santa Catarina (Regional Sul 4), que há poucos meses viveu o momento especial de celebração dos 30 anos da Pastoral da Juventude no estado, acontecido na nossa Paróquia São Paulo Apóstolo, pôde reviver o sentimento de memória, de resgate à história e de vidas selando compromissos, dessa vez no Seminário de Abertura do Ano Celebrativo da Pastoral da Juventude Nacional, acontecido nos dias 9 e 10 de março na cidade de São Leopoldo - RS, comunidade de São João Badista, no qual o Regional Sul 4 teve sua delegação composta por 35 jovens de 5 dioceses de Santa Catarina.  Representando a Diocese de Joaçaba foram 4 jovens, sendo 3 da paróquia São Paulo Apóstolo, estiveram presentes Matheus Luiz Geuster, coordenador diocesano e Felipe Silva, Liberado Paroquial, juntamente com Taynara X. A. do Amaral e Lucas Camargo, membros do grupo eclesial de base, Grupo de Jovens São Cristóvão, bem como representantes da coordenação paroquial sendo membros de diversas equipes de trabalho na paróquia. 
Pe. Hilário Dick
Durante o Seminário dos 40 anos da PJN, as presenças históricas do primeiro padre assessor nacional da PJ, Pe. Hilário Henrique Dick e Dom Aloíso Sinésio Bohn que fizeram bonitas lembranças e aconselhamentos aos jovens, enchendo os corações de esperança e provocando-os a viver com ousadia a construção de novos tempos, tempos de um outro mundo, melhor, mais justo e fraterno. A Civilização do Amor.

(Partes do texto retirado do link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=627096970649982&set=a.368492363177112.109774.142038685822482&type=1&theater)


Jovens presentes em São Leopoldo - RS 
(Demais fotos serão postadas posteriormente)
Paz e Bem!
Taynara Xavier Alves do Amaral
Coord. Equipe de Apoio