terça-feira, 26 de março de 2013

Padre Pedro entrega “Carta da Juventude” a governador


    O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) entregou, na última segunda-feira (18), ao governador Raimundo Colombo, a “Carta da Juventude", documento elaborado pelas Pastorais da Juventude de Santa Catarina apontando medidas que consideram fundamentais, por parte do Estado, nas políticas dirigidas a esta faixa da população. A Carta foi produzida em razão da Campanha da Fraternidade 2013, que tem a juventude como tema de debates.
                “Apresentamos este documento a pedido dos jovens das Pastorais e acredito que, além de uma análise importante dos problemas vividos pela juventude, ele também traz sugestões oportunas de ação por parte do Estado”, afirmou o parlamentar. Entre as questões apresentadas na Carta, aparece a “criação efetiva do Conselho Estadual da Juventude”, previsto na Lei 14.872/2009.
                A lei, aprovada a partir de um projeto apresentado pelo deputado Padre Pedro, prevê um órgão de participação direta dos jovens sobre as políticas públicas destinadas à população entre 16 e 29 anos. Conforme o coordenador do Setor de Juventude da Arquidiocese de Florianópolis, Felipe Candin,  a carta foi construída de forma coletiva e pede uma mobilização, por parte do Executivo, no encaminhamento de questões básicas.
                Além do Conselho da Juventude, o documento aponta como prioridades o combate à violência, a criação de programas dirigidos à educação pública de qualidade e também questiona a redução da maioridade penal, uma proposta considerada inócua no combate à criminalidade.