quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Rearticulação do CMJ de Capinzal.


Aconteceu nessa quinta-feira, dia 06, a reunião de antigos membros e convidados do Conselho Municipal de Capinzal. A proposta é de rearticulação afim de reavivar os projetos que defendem a qualidade da juventude do município, visando que o Conselho tem entre seus objetivos organizar, promover  e fiscalizar políticas públicas e ações voltadas à juventude e é composto por entidades estudantis, sindicais e organizações de juventude.
Desde 2009 o Conselho vem promovendo ações como debates, políticas públicas, conferência municipal da juventude com assessoria especializada e participações em outras instâncias, porém alguns empecilhos impossibilitaram a atuação assídua deste Conselho, que de certa forma se desfez no decorrer deste ano. 
Cientes da urgente necessidade de manter o CMJ e o protagonismo juvenil, alguns munícipes estão se engajando para a reorganização do mesmo.
Jovens entre 18 e 35 anos dispostos a compor e colaborar no Conselho Municipal da Juventude fiquem atentos aos meios sociais de divulgação e esclarecimento acerca disso. Espaços como o Programa Jeito Jovem, na rádio AM1540, aos sábados 13h30, vem para informar e auxiliar no trabalho de preparação para a retomada das atividades do Conselho em 2013. O Conselho Municipal da Juventude é constituído por 28 membros indicados pelo poder público e pelas entidades representativas do Município.
A Pastoral da Juventude da Paróquia São Paulo Apóstolo é grande colaboradora desta obra em prol da defesa da vida juvenil, estando envolvida nos trabalhos desde sua crianção, e doravante, na reativação.
A participação expressiva dos jovens servirá de motivação para que o CMJ se reestruture e atue no ano vindouro e posteriores.
Uma data para janeiro está marcada, membros e convidados se reunirão novamente, comprometidos e engajados, fazendo valer os direitos da juventude de Capinzal.

Trago na lembrança o tema da I Conferência Municipal da Juventude (2011) que serve como inspiração e reafirmação da caminhada: “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”.

Confira notícias da atuação do CMJ:
Comissão especial conduzirá o Conselho Municipal da Juventude
Empossados Membros do Conselho Municipal da Juventude
Mesa redonda debateu o tema “Juventude: desafios e possibilidades no campo de trabalho”
Gincana da Integração de Capinzal - Cidade e Interior
Capinzal promoveu a I Conferência Municipal da Juventude
Capinzal enviou cinco delegados para a 2ª Conferência Estadual da Juventude
Capinzalenses representarão SC na Conferência Nacional da Juventude



“Estado Forte, Juventude Presente!”


Fraternidade,
Paz e Bem!
Taynara Xavier Alves do Amaral
Coord. EAPJ