segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PJ Realiza Reunião Ampliada

No final se semana, 01 e 02 de dezembro, 20 jovens dos grupos eclesiais de base reuniram-se na Escola da Fé para realizar a reunião ampliada de 2012. 
A reunião tem como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas durante o ano e planejar as do ano vindouro.
Membros de 6 grupos de jovens fizeram-se presentes para concretizar essa missão de organização das atividades da Pastoral da Juventude. E, por falar em Missão, durante a tarde do Sábado, primeiro dia da reunião, a Ir Nádia da Congregação Servas Maria Reparadoras, ministrou um "bate-papo", no qual os jovens e a Irmã discutiram a Missionariedade Juvenil, fundamentados pela peregrinação do jovem Jesus Cristo que foi o primeiro Missionário a espalhar a Boa Nova. 
A assessora também reafirmou a certeza que "todos são chamados para a Missão" e frisou principalmente que o local e o momento de realizar-se é exatamente onde o jovem se encontra, seja na família, entre amigos ou em espaços de visível pobreza. "Incansavelmente anunciai a boa-nova! Indignei-se, anunciai e denunciai!", concluiu.
A noite de sábado finda com a benção na casa do Senhor, todos os jovens, inspirados pelo espírito missionário, foram à missa para alimentar-se do pão, corpo e sangue de Cristo.
No domingo, a pauta iniciou cedo. 
Conduzidas pelo Felipe Silva, Liberado Paroquial, as avaliações iniciaram com uma revisão das Equipes que compõem e trabalham com a PJ e suas atividades realizadas no ano. Dentre elas, a Equipe de Espiritualidade que realiza anualmente o Retiro com Jovens, a Equipe de Apoio que estuda e se prepara para formar grupos de jovens, a Equipe do "Jeito Jovem", programa semanal na rádio Capinzal, A Equipe de Coordenação de Setores que realizam encontros para integrar todos os grupos de jovens, Equipe JMJ que esse ano prepara-se para vivenciar a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro (2013), Equipe do Curso de Dinâmica Para Líderes (CDL) que atuam na formação dos grupos de base, as Missões, entre as quais, a Missão Diocesana que foi abrangida pelo Coordenador Diocesano, Matheus Geuster, presente na reunião. E demais equipes e atividades que contribuem para a vida da juventude da Paróquia São Paulo Apóstolo.
A avaliação se deu por meio de perguntas específicas para cada movimento. Os jovens foram divididos conforme os grupos que pertencem nos Setores 1, 2 ou 3, assim debateram e registraram pontos positivos e pontos a ser melhorados.
Partindo da Avaliação, iniciou-se o Planejamento para o Ano que vindoura. Para as atividades permanentes como reuniões mensais/bimestrais das equipes e encontros em prol da juventude foram elencados locais e datas.
O ano de 2013 é um ano importante para a Juventude do mundo todo, no qual terá um direcionamento especial da Igreja, contemplados com a Campanha da Fraternidade "Juventude e Fraternidade" e a JMJ. Chamados a então mostrar suas faces, jovens se unem para viver o Projeto de Jesus Cristo, uma Civilização de Amor, onde não há miséria entre seus semelhantes. Assim, trabalhar nas pequenas atitudes e transformar, regados de esperança e fé, tudo que está ao alcance torna-se um desafio aceito.  
O final se semana encerrou-se com o Ofício Divino da Juventude, as preces, fortes e afirmativas, levam ao compromisso do jovem cristão:
"Na Contramão da Opressão: Caminha Conosco, Senhor!"
"Ao lado da Juventude disposta a unir-se num só compasso para evangelizar: Caminha Conosco, Senhor!"
"Com Juventude missionária e discípula que leva vida aos pobres: Caminha Conosco, Senhor!"
"Nas ações cotidianas que prevalecem a perseverança e anseio da mudança: Caminha Conosco, Senhor!"

Fraternidade,
Paz e Bem!
Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenadora EAPJ

Acesse as FOTOS.


"Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos." (At 4,20)