domingo, 2 de setembro de 2012

VEM E VERAS!

Zaqueu, um sujeito baixinho, que subiu em uma árvore para ver a passagem de Jesus em sua chegada à cidade de Jericó, tal foi seu anseio que não mediu esforços para vê-lo, porém,  "quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém posar em tua casa." (Lc 19,5). 
Zaqueu? Bom, Zaqueu e Jesus se encontraram. Jesus já sabia que ele estava lá, mas pra vida do cobrador de impostos mudar, Jesus precisava entrar em sua casa - E você, já convidou Jesus para entrar em sua casa hoje?

Iluminados por está palavra bíblica, iniciou-se o encontro dessa Sexta-Feira, 24 de agosto. 
A equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional) abriu a casa e privilegiou toda a juventude de nossa Paróquia São Paulo Apóstolo, trazendo a presença do Frei Rubens Nunes da Mota (Assessor da CRB Nacional Para Juventudes) de Brasília-Br. O encontro, ministrado pelo Frei e animado pelo Grupo de Músicos do SAV, do qual é integrado por três jovens, teve como nome e tema "Juventudes... Desafios e Perspectivas"; 
"A Igreja Católica compreende em si mesma, e a seus membros, como "especialistas em humanidade". Para fazer valer está entidade, ela precisa viver a compaixão e a solidariedade para com os jovens, em especial, no contexto brasileiro atual,  em que a vida de jovens é ameaçada, violentada, exterminada. Por fidelidade ao sonho de Deus para a humanidade, os agentes religiosos são convocados a se emprenhar verdadeiramente para defender a vida da juventude, e dirigir um olhar de misericórdia para os jovens, como bons samaritanos, mostrando o rosto de Deus misericordioso que os ama nos momentos de dor, de dificuldade. Isso supõe a capacidade de superar o comportamento considerado inadequado de alguns jovens, de sua integridade como pessoa, que deve ser garantida, valorizada. Por isso, as congregações devem promover ações concretas, trabalhando de maneira articulada e estratégica na defesa da vida, estabelecendo parcerias dentro e fora da Igreja Católica, articulando-se em rede com outras entidades."(Juventudes O Exercício de Aproximação, Frei Rubens Mota, p.93)
As palavras do livro do Frei, resumem em parte, a necessidade e a urgência que a nossa Juventude tem em acreditar num mundo melhor para si mesmo, e consequentemente para com o próximo.
Dinamizados e envolvidos pelo carisma de nosso palestrante, os jovens tiveram um espaço para expor quais são seus principais anseios, elencando dificuldades e suas perspectivas, pôde-se partilhar de dores e sonhos em comum!
Diante de tantos aspectos negativos das realidades, eis que deixo o questionamento: "Como eu vou romper com isso?"
A força, característica da juventude, vem junto com sua história de lutas, conquistas e derrotas, baseadas nos CONTEXTOS SOCIAIS, abordado como reflexão, pelo Frei, sobre o leque que esse assunto abre; Os contextos e sistemas fez do jovem fruto de como é visto diante de outros olhos, o contexto atual na visão permite identificar a sociedade como hedonista, centralizada na futilidade e satisfação. Regidos pelo mundo capitalista, a juventude é ao mesmo tempo vítima e, parcialmente, culpada pelos males que atingem-os, sendo assim, a possível solução está nas mãos da própria juventude que trabalha junto com a igreja! Com amparo e preparação de nossos referências, a experiência pode ser compartilhada e ecoada para os quatro cantos, onde há jovem deve haver indignação e mudança.
Percebendo-se jovem na atualidade, deve ter em mente a consciência do autoconceito e heteroconceito, assim, desenvolvendo o contexto pessoal - a constituição de personalidade - "O que eu faço com o que fizeram de mim?" Decisões e sensações devem ter fundamento no compromisso que cria-se com o PROJETO DE VIDA. Dotados de discernimento, questione-se "quais são os acertos em que é preciso avançar?" E viva na sociedade contemporânea priorizando a energia positiva que você, enquanto jovem, tem naturalmente correndo pelas veias.
Fechando a sexta-feira, o Frei lançou duas perguntas para ser debatidas entre os jovens, sendo elas: 1. Como o jovem está afetado pelos contextos? 2. O que atrai o jovem hoje para a igreja?

"Para o exercício da missão junto às juventudes, é preciso conhecer o histórico em que elas estão inseridas, sem julgamentos, buscando atualização constante e procurando mudar a mentalidade que distanciam a vida religiosa dos jovens"(Juventudes O Exercício de Aproximação, Frei Rubens Mota, p.92)

JOVEM MISSIONÁRIO (Animação Missionária)
Sábado, dia 25 de agosto.

Animação -> Vivacidade! Alegria! Calor! AÇÃO!

Entusiasmados pela sexta feira, o número de jovens duplicou durante o sábado. Jovem convida jovem a anunciar Cristo à todas as pessoas do mundo, começando pela comunidade.
Um início mais formativo no encontro, orientou os jovens sobre alguns documentos e congregações voltadas para a missão de evangelizar, animar, formar, informar, cooperar, articular, rezar, educar, refletir, planejar, trabalhar e avaliar.
Dentre inúmeros verbos, a juventude é confiada à uma causa missionária, sentido ligado a uma doação, ser discípulo levando a experiência de Deus à todos os povos. "A sensibilidade missionária da América Latina: Jesus - Justiça e Paz!"
Contudo, a formação de lideranças que coordenam esses grupos de jovens missionários necessita estar em processo de preparação contínua, os grupos de jovens de base são de total importância para tal, pois "nenhum de nós é tão tão poderoso, quanto todos nós juntos"(Benis)
Jovem... "A VERDADEIRA DESCOBERTA CONSISTE EM VER O QUE TODOS VIRAM E PENSAR O QUE NINGUÉM PENSOU", agir!

Para Kelin Regina, 17 anos, da comunidade de São Cristóvão-Capinzal, o encontro foi: "Um momento único, assim posso descrever esse encontro, mesmo sem poder participar na sexta-feira, pude perceber o quanto o Frei Rubens é uma pessoa que sabe repassar muito bem seus conhecimentos. Um dia animado, cheio de informações novas e outras que foram revistas e refletidas. Enfim, foi um dia maravilhoso, com muita animação e muita fé, como o próprio Frei Rubens fala: UAU!"
Everton Borsoi, 16 anos, residente em Novo Porto Alegre-Ouro, partilhou sobre o momento vivido: "Nossa! Gostei bastante do encontro pois mexe bastante com nosso interior. Principalmente alguns vídeos marcaram muito, em especial ao vídeo em que um menino ergue uma árvore, sozinho, que está caída no meio da rua, trancando o trânsito, mostrando iniciativa e fazendo a diferença! Sobre o vídeo do homem sem braços que ajuda o amigo a descobrir o sentido da vida, fez com que refletisse muito sobre a vida e pensar no que faço, na força dos meus desejos. As palavras do encontro foram muito importantes também"



 

A missão é grande, o Desafio é bem maior!
Obrigada Juventude que se fez presente e ao SAV por proporcionar esse significativo acréscimo em nossa formação pessoal e pastoral, agradecimento especial, também, à Pastoral da Família que cuidou com muito carinho de nossa alimentação.
Abraços Fraternos!
Taynara Xavier Alves do Amaral
Paz e bem!