segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cruz Peregrina esteve na Paróquia São Paulo Apóstolo



A expectativa em receber a Cruz estava a cada instante maior, conforme os dias passavam e aproximava-se a chegada dos Símbolos da JMJ. 
A juventude acordou cedo para ir de encontro a Cruz em Campos Novos, cidade que a recebera durante uma noite de vigília e adoração. Por volta das 7h da manhã, ao seguir em procissão até Zortéa, a Cruz e o Ícone Ao lado da Imagem de Albertina, enfim, desceram do caminhão responsável em carregá-los por todo o estado, deixando de ser intocáveis. Diante de todos os símbolos a expectativa tornou-se emoção, a juventude que preparava a celebração veio ao encontro do caminhão, o ícone de Nossa Senhora foi o primeiro a descer e chegar aos jovens, a Cruz, muito maior do que a imaginação permitira supor, exigiu mais força e mais mãos para levá-la. A imagem da Beata Albertina transcendia pureza e uma inocência viva. Aplausos de acolhida, olhares vidrados, a palavra de Dom Mário "a Cruz é símbolo da simplicidade do amor de Cristo", a Cruz, de fato, prova viva do amor à todos que ali estavam, que ao tocá-la, não escondiam lágrimas e sorrisos. A comunidade de Zortéa e os Grupos de Jovens fizeram uma bonita celebração, e em seguida os símbolos foram em carreata até a comunidade do Parque Jardim Ouro.
A fila de carros era surpreendentemente grande, os fiéis seguidores acompanharam os símbolos, à frente, jovens com bandeiras dos municípios da Paróquia, bandeira da Pastoral da Juventude, bandeiras de alguns dos grupos de jovens das comunidades e muita alegria, chamando a atenção de toda a cidade que saia de suas casas e comércios para contemplar todo o movimento em prol da evangelização da fé católica. 
Ao chegar ao Parque Jardim Ouro, outra bonita celebração preparada pela comunidade e os grupos de jovens do local, reavivou o compromisso com a Igreja Jovem, o ato penitencial fez com que as palavras do Beato João Paulo II fizessem-se concretas ao dizer "Carreguem os símbolos do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção." (2004). Mais uma vez, ao ver centenas de fiéis tocando a Cruz, o ícone e a imagem, a emoção revigorava a fé de quem ali vivenciava este forte momento.
A Cruz e demais símbolos seguiram até a Igreja Matriz, vez dos jovens de Capinzal carregá-los e viver a intensidade de recebê-los. 
A conclusão da Peregrinação pela Paróquia se deu ali, na presença dos Freis, a missa presidida pelo Bispo Dom Mário, teve a liturgia a cargo dos grupos de Jovens e contava com uma Igreja lotada de vida, estava transbordando fé. A Cruz, o ícone de Nossa Senhora e a imagem da Beata Albertina, carregadas pelos jovens, ao passar entre o povo foram inúmeras vezes tocadas, inúmeras vezes instrumentos de adoração e mensagem de amor.
Este foi um momento que entrará para a história das vidas que ali estavam. A Cruz já peregrinou por vários países e passa de diocese em diocese, levando uma mensagem superior e sublime de entusiasmo da juventude no seguimento de Jesus, quem a tocou pode sentir como se milhares de sonhos, orações, esperanças o tivessem tocado também. Milhares de jovens já a carregaram, milhares de jovens viveram a Cruz, viveram o amor de Cristo!
Após o término da Celebração em Capinzal, a Cruz e os símbolos seguiram até outra Paróquia, na cidade de Piratuba, em seguida Peritiba, onde outros momentos celebrativos aguardavam a sua chegada. Alguns jovens da Paróquia São Paulo Apóstolo acompanharam a Cruz, a Beata Albertina e a Imagem de Nossa Senhora por estes lugares, a fim de unir-se a outros jovens e com a Igreja de toda Diocese.





 Paz e Bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coord. Equipe de Apoio da Pastoral da Juventude.