quinta-feira, 23 de agosto de 2012

I Encontro Colina

"Na pequena comunidade nos extremos urbanos da cidade que o povo foi construindo sem planejamento e sem perspectiva de crescimento... Conforme a cidade mudava, as construções enriqueciam o local: a escola vizinhava a comunidade, a sede de Corpo de Bombeiros escolheu ali para estar, um dos centros comerciais que incluem uma das melhores padarias da cidade, mercados, oficinas... Também fizeram moradia ali. Pouco olhado pelo governo, quase esquecido pelo resto do município, mas sempre atuante nos caminhos da fé. Com muita luta, as celebrações do Senhor eram feitas num salão local, e muito tempo levou para a construção da Capela da Colina. Os moradores uniram-se na sua maioria e buscaram recursos para a construção material, e principalmente, espiritual. Trouxeram consigo as riquezas desse mundo difícil, mas que também é o Sopro de Deus acalentador. A comunidade está em fase de evolução, de busca constante pelo crescimento e amadurecimento cristocêntrico e pelo reconhecimento perante a sociedade.
A ousadia e desejo encorajador não tem limitação para os olhos de Deus, e a pedido do Tonho e sua Esposa, casal vocacional da comunidade, que após participarem ativamente da implementação de uma igreja Católica na comunidade com suas inúmeras responsabilidades, buscaram a Pastoral da Juventude para que o projeto com jovens fosse ali também abençoado pelas Graças de Deus e trabalho humano. Ao receber o chamado da comunidade, o liberado paroquial Felipe Silva marcou presença na celebração do Dia do Senhor e convidou os jovens ali presentes a se encontrarem no dia 21 de agosto para dar o primeiro passo na construção dessa civilização de jovem evangelizando jovem."


"Essa espiritualidade necessita ser alimentada no dia-a-dia e no contato íntimo com Deus através da palavra, que nos leva a se comprometer com o outro e a outra, com a comunidade e com a transformação de tudo que é contrário ao que Deus quer."
A Equipe de Apoio, atendendo ao chamado, ficou responsável por preparar esse primeiro encontro com os Jovens da Colina, motiva-los a iniciar um grupo baseados nos ensinamentos de Jesus Cristo, nos princípios de nossa Pastoral da Juventude, na descoberta do "eu", no compromisso com a comunidade, na evangelização e na presença constante da Palavra de Deus durante todo o processo e construção e contemplação desse jeito jovem de ser e fazer.
Com muito dinamismo e espiritualidade, característicos de nossa Pastoral, o encontro contou com a presença de seis jovens da comunidade, o casal vocacionado, três membros da equipe de apoio e o liberado paroquial. 
Iluminados pela Palavra de Êxodo 3, 7-10.

“Objetivo de libertação – Javé disse: “Eu vi muito bem a miséria de meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra os seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para libertá-los do poder dos egípcios e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel, o território dos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus. O clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. Por isso, vá! Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel.”
Palavras do Senhor
- Graças a Deus.

Respondendo ao clamor do povo, Deus se alia à causa dele e mostra o objetivo de libertação: o objetivo último e utópico é uma posse total da vida (terra onde corre leite e mel); ao mesmo tempo, é um objetivo próximo e concreto: a posse de terra de Canaã (terra dos cananeus...). A libertação, portanto, é um movimento para se atingir o ideal, e esse se concretiza num momento histórico bem determinado: O caminho pode parecer longo, mas será um caminho feito por etapas, com descanso, celebrações, festas e empenho pessoal e do grupo. E a ação de Deus se realiza sempre através da mediação humana (no caso da leitura: Moisés);


“Para encontrar o caminho da libertação eu não poderei ir sozinho, eu não serei nada sozinho, eu dependo de Deus e do povo ao meu redor, eu sou dependente daquilo que me fortalece, me anima e me aproxima da Civilização do Amor. Eu possuo um valor diante de minha comunidade e meu grupo, eu tenho algo a oferecer e consequentemente, receber, formando assim a teia que nos une.”

Com muita luz, podemos partilhar a alegria do resultado inicial! 
Muito entusiasmados, todavia com os pés no chão, os seis jovens ali se comprometeram a levar a diante esse projeto de compromisso com Jesus.
A equipe de apoio estará acompanhando os passos desse novo grupo e já marcou a data do próximo encontro, será no dia 7 de setembro, na Capela da comunidade.
Crescendo juntos com a comunidade, buscando a civilização do Amor a Juventude se alia a essa causa humana e fraternal!

A todos Paz e Bem!
Att
(Tay X. A. do Amaral)