segunda-feira, 26 de setembro de 2011

11ª Assembleia Regional da PJ define rumos para os próximos 3 anos

Após o processo de preparação que envolveu todas as Coordenações Diocesanas, a Pastoral da Juventude de Santa Catarina realizou sua 11ª Assembleia de 16 a 18 de setembro, em Florianópolis, sob o tema “PJ: Profetismo e Esperança” e contou com a presença de cerca de 50 delegados/as de 9 das 10 dioceses do estado.
O secretário executivo da CNBB Regional Sul 4, Ademir Freitas, esteve presente, representando a presidência da CNBB Regional.
Utilizando-se a metodologia ver-julgar-agir, a Assembleia percorreu um caminho de reflexão da realidade para propor ações que tornem a caminhada da Pastoral da Juventude ainda mais efetiva, conforme sugere o lema da 11ª ARPJ: “A partir do nosso chão, fortalecemos a missão”.
O olhar da realidade foi realizado a partir de 3 aspectos: os desafios pastorais elencados no processo preparatório por cada diocese; a análise da realidade social da juventude, assessorada pelo especialista em juventude Juliano Carrer; e a análise da conjuntura eclesial conduzida pelo assessor metodológico da Assembleia, Lourival Rodrigues, da Casa da Juventude Pe Burnier, de Goiânia.
Para ajudar a iluminar o caminho a ser percorrido, apresentou-se o planejamento da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB para os próximos anos, em vista da JMJ 2013, o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil na América Latina e as 5 urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB (2011-2015).
A partir desse olhar, os/as jovens discutiram os principais desafios da caminhada pastoral e pensaram ações para os próximos 3 anos, a partir de 5 eixos: Grupos de base, Formação integral, Articulação das coordenações diocesanas, Assessoria/acompanhamento e Identidade da PJ.
Projetos e prioridades aprovados
Em sintonia com a PJ Nacional,  foram aprovados 4 projetos para o triênio 2012-2014: Caminhos de Esperança (formação),Mística e Construção (espiritualidade), A juventude quer viver(defesa da vida) e Teias da comunicação (rede de informações). Cada um destes projetos terá uma equipe para coordenar as ações.
Como prioridades, escolheu-se o fortalecimento da identidade da Pastoral da Juventude e o projeto Caminhos de Esperança.
Setor Juventude em pauta
Outro debate importante realizado na Assembleia foi sobre o papel da Pastoral da Juventude no Setor Juventude (em âmbito diocesano e regional). A partir dessa discussão, aprovou-se algumas linhas orientativas para nortear a participação da PJ no Setor Juventude, a partir das orientações do Documento 85.
Eleição do Secretário Regional da PJ
Os jovens que se colocaram à disposição para assumir a missão da Secretaria Regional da PJ: Uilian (esq) e Joelso (dir) são apresentados pelo atual secretário, Rodrigo.
Após a aprovação das linhas gerais do Plano de Ação 2012-2014, a Assembleia realizou a escolha do próximo Secretário Regional da Pastoral da Juventude.
A partir das indicações de nomes feitas pelas dioceses em julho, dois jovens aceitaram colocar-se à disposição para o serviço: Joelso de França (Diocese de Joinville) e Uilian Dalpiaz (Diocese de Criciúma).
A escolha foi realizada em um momento orante. O atual secretário, Rodrigo da Silva, anunciou o jovem Uilian como próximo secretário e pediu que Deus o acompanhe, juntamente com todos os que fazem parte da construção desta caminhada.






Participantes da 11ª Assembleia Regional da PJ