quarta-feira, 25 de junho de 2014

4ª Missão Jovem de Santa Catarina

Pelo batismo somos chamados a ser missionários e com o Espírito somos convidados a formar uma Igreja profética e construtora do Reino. Neste espírito cerca de 500 jovens do nosso estado se dirigiram até as terras do contestado na Diocese de Caçador, nos dias 19 a 22 de junho, para a vivência da 4ª Missão Jovem de Santa Catarina.

A Pastoral da Juventude de Santa Catarina, Regional Sul IV, realiza a cada três anos, a Missão Jovem Estadual. Neste ano, a 4ª edição, o local escolhido foi a Paróquia São Francisco de Assis, de Caçador, local em que as juventudes catarinenses teceram relações mais justas e fraternas e espalharam o perfume da esperança na vida das pessoas.

No dia 19, já de manha cedo, as dioceses começaram a chegar em Caçador, cantando alegre e manifestando seus jeitos de ser. A abertura da missão foi na Celebração de Corpus Christi, com a presença de D. Severino, que por sinal é um bispo jovem em espírito. Após esse momento os jovens foram enviados as 17 comunidades da paróquia, do interior, da cidade e nos assentamentos do movimento sem-terra.

Nos dias que se sucederam foi realizadas visitas às casas, bênçãos e encontros com as comunidades (de jovens, crianças, idosos...). No dia 22, ocorreu o encerramento da missão com a Missa na Catedral de Caçador, momento de Ação de Graças pela ação evangelizadora que ocorreu naquelas terras, terras banhadas em sangue há muito tempo atrás, que foram tocadas pelos missionários, mexidas e adubadas e receberam sementes de vida.

Falar da missão nos enche os olhos de lágrimas lembrando-se de tudo o que foi vivido e da emoção sentida em cada momento, cada companheiro e cada rosto que nos acolheu. Divulgar a missão não é querer “aparecer”, mas é o desejo de não ficar só conosco as coisas bonitas que vivemos, mas partilhar com os outros tudo o que foi visto e ouvido.


“Missão é partir, mas não devorar quilômetros, é, sobretudo, abrir-se aos outros irmãos descobri-los e encontrá-los. E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então Missão é partir até os confins do mundo.” (Dom Hélder Câmara)

Giovanni Favero Cicconet
Missionário nas terras do Contestado

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Roda de Conversa para Grupos de Jovens

“É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1)

Roda de Conversa para Grupos de Jovens “É para a liberdade que Cristo nos libertou” é um material que está em sintonia com a Igreja do Brasil nessa Campanha da Fraternidade 2014 que tem como centralidade a reflexão sobre o Tráfico de pessoas. É destinado aos jovens nos seus diversos espaços, para que possam dialogar, aprofundar e construir o enfrentamento dessa “chaga” social. É, também, nosso primeiro material elaborado, de vários outros que ainda virão durante esse ano de caminhada: Semana da Cidadania, Semana do Estudante, Dia Nacional da Juventude, entre outros... Esperamos contribuir com o processo dos grupos, na tarefa de sermos juventude organizada em nossa pluralidade brasileira. Somos Bianca, Bruno, Maicon, Thiesco e tantos e tantas que com o coração cheio de amor e simplicidade se colocam a disposição de construir.
Autor/Fonte: Teias da Comunicação

segunda-feira, 17 de março de 2014

PJs lançam Semana da Cidadania 2014


Pastorais da Juventude debatem Reforma Política na Semana da Cidadania de 2014





Motivadas pela 5º Semana Social Brasileira e pelas manifestações que explodiram no Brasil em junho de 2013, as Pastorais da Juventude do Brasil (PJs) lançam a Semana da Cidadania de 2014 fortalecendo a luta pela transformação do sistema político e social brasileiro.
O tema “Juventude na luta pela reforma política” nos remete às várias manifestações que sempre foram parte da história das PJs e da CNBB. De maneira especial, reapresenta o desejo que todos e todas temos de melhorar a vida do povo brasileiro, entendendo que isso só será possível se tivermos uma Política limpa e transparente. A 5ª Semana Social Brasileira, realizada também em 2013, nos provocava a cerca do “Estado para quê e para quem?”, e fortaleceu necessidade de refletirmos em todas as camadas da sociedade o modelo de Estado que temos: um modelo que gera desigualdades sociais profundas e sujeitos corruptos, que só pensam em se perpetuar no poder, não atendendo os clamores do povo e executando seu verdadeiro papel em uma sociedade justa e democrática.
Com o lema “É hora de transformar o que não dá mais”, verso da músicaMomento Novo, as Pastorais da Juventude querem convocar toda a juventude brasileira a unir forças no debate por um novo modelo de sociedade, que garanta acima de tudo justiça e dignidade a todos e todas, tendo como ponto de partida a reforma, urgente e necessária, do sistema politico brasileiro.
Motivados pelas bem-aventuranças, “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5,6), nós ousamos dar passos firmes na construção da Civilização do Amor.

 Para baixar o cartaz, Clique aqui!


“Por isso vem, entra na roda com a gente também”!

Autor/Fonte: Pastorais da Juventude do Brasil

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

É nesse domingo, 26, a festa da Paróquia São Paulo Apóstolo
Uma ótima oportunidade para reencontrar os amig@s da PJ
Ainda mais que a PJ fará uma tenda onde poderemos marcar presença durante o dia todo: terá materiais a venda, livros, jogos, conversa boa e quem quiser levar um violão podemos fazer até uma cantoria hehehe

Segue a programação da festa:
Chamem sua comunidade, convidem sua família, sua turma de amig@s, seu grupo de jovens e venham fazer parte desse bonito momento da nossa paróquia!

Beijos e abraços!

A PJ espera por vocês!

"Com pequenos gestos construiremos uma comunidade de fé!"