quinta-feira, 28 de março de 2013

Frei Jorge Dudu da Silva faleceu nessa quarta-feira.




Foto: Frei Jorge Dudu da Silva
Ontem por volta das 21:30h tive a triste a noticia da morte do Frei Jorge Dudu da Silva. Um sentimento de perda, comparada a perda de um parente tomou conta da minha alma. Fui testemunha do carisma deste homem de Deus, de sua busca pela santidade e acima de tudo por sua dedicação e humildade. 
Frei Dudu partiu como Vitorioso, seu intenso amor a Deus e sua evangelização, mesmo em sua enfermidade, e sua fé foram seu sustento e alicerce nesta vida, deixando a nós o modelo de fidelidade a Deus. 
Sejamos gratos a Deus pelos seu tempo dedicado a nossa cidade e sobretudo ao nosso povo.
Hoje sabemos que ele foi para os braços do Pai, sabemos que agora já não há mais dor, a não ser a da saudade daqueles que conviveram com este nobre homem de Deus.
Fica aqui as minhas considerações.
Como amigo e Prefeito de Capinzal
Andevir Isganzella

"Faleceu na noite desta quarta-feira, dia 27, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, o frei Jorge Dudu da Silva(foto), pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo"

Há apenas um ano e um mês na Paróquia São Paulo Apóstolo, Frei Jorge Dudu da Silva, paróco, deixou marcas significativas de sua estada aqui. Sua falência foi tida como grande choque pelos paroquianos das cidades Capinzal, Ouro e Zortéa. 
Apesar de sua doença ser de longa data, Frei Dudu aparentava sempre uma jovialidade encantadora. De sorriso fácil, palavras sábias e atitudes urgentes de mudanças e anseios de melhorias, realizou na Paróquia modificações físicas e, acima de tudo, deixou um legado de muito carisma e espiritualidade.

O Frei, para a Juventude, acolheu não só nossos jovens paroquianos, mas ao estado todo, na Celebração dos 30 anos da PJ de SC. Abraçou e incentivou o projeto no seu antes, durante e fez ecoar o seu depois. Na belíssima celebração em que presidiu no domingo, 18 de novembro de 2012, cantou aos jovens com entusiasmo, motivou-se pelas vidas e a elas transmitiu motivação, suas palavras ressoam sinais de esperança.
Ora "utópico", outrora "pé no chão". Assim conduziu trabalhos relevantes num curto espaço de tempo.

Ouça e acompanhe a música que o Frei Dudu cantou para a juventude (Ver Vídeo)  na Celebração dos 30 anos da PJ SC: 

Ser jovem sei que sou,
 tenho tudo pra amar,
tenho a vida e o vigor
e a força do amor em meu peito eu sei que está.
 Um mundo bem melhor,
 é preciso construir,
 basta só acreditar, nossos braços descruzar, nossas mãos unir.

E se unirmos nossas mãos e o coração,
 a nossa força vai contagiar a terra,
o amor fará do universo uma nação e não teremos mais motivo para a guerra.
E então será como o nascer de uma criança,
 vai renovar o mistério da criação,
germinará nos corações a esperança,
e a humanidade viverá a comunhão.

Ser jovem é ter amor é ter coragem para amar,
é distribuir amor,
sem ver raça, língua e cor,
 aqui em qualquer lugar.
Um mundo bem melhor, precisamos construir.
Basta só acreditar, nossos braços descruzar, nossas mãos unir.

E se unirmos nossas mãos e o coração,
 a nossa força vai contagiar a terra,
o amor fará do universo uma nação e não teremos mais motivo para a guerra.
E então será como o nascer de uma criança,
 vai renovar o mistério da criação,
germinará nos corações a esperança,
e a humanidade viverá a comunhão.
[...]
As prefeituras de Capinzal e Ouro declararam Luto por três dias, e na partilha o então prefeito de Capinzal, Andevir Isganzela, que está sempre ao lado da Igreja e dedica-se a PJ, deixou uma mensagem na qual revela seu sentimento: "sentimento de perda, comparada a perda de um parente tomou conta da minha alma. Fui testemunha do carisma deste homem de Deus, de sua busca pela santidade e acima de tudo por sua dedicação e humildade. 

Frei Dudu partiu como Vitorioso, seu intenso amor a Deus e sua evangelização, mesmo em sua enfermidade, e sua fé foram seu sustento e alicerce nesta vida, deixando a nós o modelo de fidelidade a Deus."
O Prefeito de Ouro deixa algumas solenes palavras também: "A Prefeitura de Ouro sensibilizada com a morte do Frei Jorge Dudu da Silva, pároco da nossa Paróquia, está sentida, solidariza-se com os Freis da nossa Paróquia, funcionários e toda a nossa Igreja. Frei Dudu nos fazia bem, líder na mais profunda essência de ser, humano, de uma voz suave e contaminadora, comprometido com o que fazia, habilidoso nas ações, conhecedor do que dizia. Seu encanto servirá de inspiração para nós e seus ensinamentos será referência para construirmos a nossa caminhada. O luto de três dias nos faz refletir o quanto e bom e belo ter convivido tão pouco e aproveitado tempo."

Frei Antônio, em entrevista a Rádio, também revelou seus sentimentos de admiração pelo trabalho do Frei Dudu.

Um exemplo de obediência, pobreza e castidade. Franciscano, certamente acolhido com ternura no Reino de Deus.

A perda é dolorosa, mas é tempo de Páscoa. Tempo de ressurreição. 





Nota Oficial do Rádio-Jornal Barriga Verde, de Capinzal, com breve histórico do Frei Dudu:

"Faleceu na noite desta quarta-feira, dia 27, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba , o frei Jorge Dudu da Silva(foto), pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal. O religioso faleceu às 21 horas no momento em que era submetido a um cateterismo.Ele trabalhou em Santo Antônio da Platina,nos começo dos anos 2000 e foi, inclusive, coordenador do Seminário.

O religioso foi internado na última segunda-feira, dia 25, na mesma casa de saúde, depois de sofrer uma parada cardíaca. Desde então permanecia na UTI recebendo o acabamento protocolar que o caso exigia. A causa da morte foi parada cardiorrespiratória.

Foi apresentado oficialmente à Paróquia São Paulo Apóstolo no dia 10 de dezembro de 2011 em substituição ao Frei Luis Carlos da Silva. Desde então conduzia os destinos da Igreja Católica nas cidades de Capinzal, Ouro e Zortéa.


A sua última celebração ocorreu há exatos dois meses, no dia 27 de janeiro durante a Festa do Padroeiro. Na semana seguinte, se afastou para o tratamento de uma amigdalite e de outros problemas de saúde. Desde então permanecia em tratamento na região metropolitana de Curitiba.

Frei Jorge Dudu esteve pela última vez em Capinzal na quarta-feira da semana passada, dia 21, a fim de apanhar roupas e o seu inseparável violão. No retorno a Curitiba os problemas de saúde se acentuaram.

O corpo será velado no Convento de Santo Antônio, que pertence a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, no Bairro de Butiatuba, cidade de Almirante Tamandaré, na região metropolitana da capital paranaense. O sepultamento será nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 17 horas, no mesmo local.




















Frei Jo



rge Dudu da Silva tinha 51 anos. Ele fez os votos temporários em 1991 e a profissão perpétua em 1994. O religioso deixa uma legião de amigos e admiradores em todas as paróquias que passou."


















































































































A PASTORAL DA JUVENTUDE AGRADECE SUA DOAÇÃO E SENTE SUA PARTIDA. 





DESCANSE NA PAZ DO SENHOR, FREI JORGE DUDU DA SILVA.





PAZ E BEM!











Quem quiser deixar uma mensagem simbólica ao Frei Dudu no Blog, mande a no email: pj.capinzal@gmail.com






Taynara X. A. do Amaral
Coord. EAPJ