segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Visita a Jaborá e Encontro com Lideranças da PJ Paroquial

Padre Rudimar da Paróquia São Roque abraça os 30 juntamente com a juventude de SC
Durante o dia de Sexta-feira, 26, a turma saiu de Capinzal rumo a Jaborá cidade próxima ao Distrito de Santa Lúcia, por onde passarão os Jovens vindos da Diocese de Chapecó. Na oportunidade uniram-se para uma conversa agradável com Padre Rudimar da Paróquia São Roque, sobre juventude e trabalho. Mostrando-lhe os materiais para a preparação dos 30 e bem anunciando o ideal de sermos mais Igreja Jovem. Na colaboração ofereceu ajuda e disponibilidade para o que estiver ao seu alcance, e desde já incentivando os jovens locais para a contribuição e participação nos dias celebrativos em novembro.
A visita foi, também, um momento de "turismo", animados os jovens e o Pároco Rudimar subiram até a Torre da Igreja de Jaborá. A vista é linda e tão próxima do céu! Voltaremos, para visitar as escolas e os jovens da cidade.

Juventude que se une, trabalha e faz história


Durante a noite de sexta-feira, 26, de outubro, reunirão nas dependências da Escola da Fé, lideranças da Pastoral da Juventude da paróquia São Paulo Apóstolo.
Coordenadores dos grupos eclesiais de base, membros da EAPJ (Equipe de Apoio da Pastoral da Juventude) e coordenadores paroquiais da Pastoral da Juventude se uniram na presença do Liberado Paroquial, Felipe da Silva, coordenador da PJ na Diocese de Joaçaba, Matheus Geuster e também do ex-secretário regional da PJ de SC, Rodrigo da Silva, e o atual secretário regional, Uilian Dalpiaz.
De modo especial, as visitas do Uilian (Florianópolis) e Rodrigo (Herval D’Oeste) tiveram o propósito de animar os coordenadores dos Grupos de Jovens da Paróquia, para que passem adiante ecoando as novidades referentes à comemoração dos 30 anos de organização da Pastoral da Juventude de Santa Catarina aos integrantes dos grupos nas comunidades, dada a relevância dos mesmos para a alegria do trabalho realizado na PJ de nossa paróquia.
O evento se dará em modalidade de acampamento em Santa Lúcia/Ouro, nos dias 15 a 17 de novembro, na expectativa de unir 600 jovens das 10 dioceses de Santa Catarina. E no dia 18 de novembro, domingo, a celebração, aberta a toda comunidade, acolhe jovens pjoteiros e antigos pjoteiros com suas famílias para o momento mais solene de fé, canto e alegria.
A nossa Paróquia sente-se privilegiada por abraçar a celebração dos 30 anos da PJ SC, que vem de forma inédita trazendo jovens que permanecerão por vários dias acampando, desprendidos dos luxos de seus lares e tecnologias afins, viverão em fraterna comunidade, construindo um momento de coletividade, união e formação.
A programação traz assessores de todos os encantos do Brasil para ministrar Oficinas que vêm preparar os jovens, dando-lhes formação e animação para seguir na Construção de uma Civilização do Amor. Um mundo melhor é possível nas mãos dos vários jovens que seguem o Projeto de Vida de Jesus Cristo, pastor da humanidade.
A história celebrada conta 30 anos de protagonismo juvenil, vidas que transformaram vidas e, assim celebra-se em memória de tantos irmãos que lutam, sonham e trabalham.
A fundamentalidade dos Grupos Eclesiais de Base vem para reforçar o chão que é a realidade da vida do jovem, sendo assim, o ponto de partida para as inúmeras necessidades existentes numa sociedade hedônica.
O convite dos jovens visitantes aos coordenadores dos grupos de nossa paróquia, é para, não só a participação nos dias celebrativos, mas no trabalho que antecede o acampamento. É necessário trabalhar, lutar, sonhar. Fazer a construção, e assim, motivando e encorajando as inúmeras mãos a se unir nessa construção. 
Agradecemos a presença do Secretário Regional, diocesano, paroquial, integrantes da EAPJ e da coordenação dos grupos de jovens de nossa paróquia, que se fizeram presença nesse encontro de partilha e informação. Que estejamos encorajados e animados a seguir adiante, visando uma sociedade melhor para a juventude que vive no hoje e que viverá amanhã.


Parabéns à Juventude que reza, sonha e trabalha!

No sábado, 27, o almoço foi especialmente preparado pelo JUSC (Jovens Unidos Seguidores de Cristo), do Bairro Lar Imóveis-Capinzal. 
Encerrando os dias de intensas atividades, no dinamismo do Grupo de Base.


Para visualizar as demais fotos, clique aqui!


Fraternidade,
Paz e Bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral

Coordenadora Equipe de Apoio - PJ

Em preparação para os 30 - Visita as Escolas


Na quinta feira, 25, os três jovens Uilian Dalpiaz (Secretário Regional), Felipe Silva (Liberado Paroquial) e Lucas Camargo (Membro da EAPJ) amanheceram atarefados e na peleia! 

Pela manhã, iniciaram as visitas nas escolas para bem divulgar e convidar os adolescentes da 7ª e 8 série e jovens do ensino médio a participar dos 30 anos da PJ de SC. 
De sala em sala, repetindo o chamado afim de animar para a presença especial dos discentes na celebração. Bem recepcionados pela equipe gestora dos colégios em que passaram, chegaram pertinho dos jovens, que receberam o convite com alegria.

Making Off da Gravação do Vídeo.

A tarde, nas ruas da Cidade, vistando os comércios solicitando a ajuda para a realização do acampamento, que demanda preparos, equipamentos, matéria prima e mão de obra...
Também, num momento mais descontraído, foi realizado a gravação de vídeos com os jovens de nossa Paróquia convidando todo o estado a vir para os 30! :D



E encerrando o dia, a Escola Estadual de Lacerdópolis, recebeu-os em visita, proferindo o convite aos alunos do ensino médio noturno. Na foto, educandos do 3º ano do ensino médio, recebem folder com a Oração dos 30 Anos da PJ em SC e ouvem o chamado do secretário regional.



Confira as demais fotos do dia, clicando aqui!

Fraternidade,
Paz e Bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenadora EAPJ

Grupos de Vidal Ramos e São Cristóvão

 Em visita a Paróquia São Paulo Apóstolo, o Secretário Regional da PJ,  Uilian Dalpiaz, Florianópolis, cumpriu agenda em encontros com grupos de jovens das comunidades de Capinzal.
Grupo de Jovens de Vidal Ramos.
Em preparo para a Celebração dos 30 anos da PJ SC, o secretário veio no intuito de se aproximar dos preparativos na nossa Paróquia, local que acolhe os 4 dias de aniversário da PJ do estado. 
Assim sendo, durante a quarta feira, 24, juntamente com o liberado Paroquial, Felipe Silva e Lucas Camargo, braço direito na caminhada da PJ paroquial e membro da EAPJ, foram a Vidal Ramos, interior de Capinzal, onde se uniram com outros jovens para o encontro de formação de um novo grupo de jovens nessa comunidade para animar o povo em abraçar a causa da juventude e sintonizar-se com os 30 anos da PJ.
Em seguida, os três pegaram a estrada em direção a São Cristóvão, bairro na parte alta da cidade. 
Na casa de uma integrante do grupo de jovens da comunidade, reuniram-se com os demais jovens e em confraternização jantaram e conversaram. 
Na oportunidade alguns membros do Conselho da Comunidade estavam presentes, assim a conversa se estendeu para o pedido singelo de colaboração para as necessidades pré-acampamento e a celebração dos 30 anos da PJ. 
No compromisso de ser mais Igreja Jovem, motivados a engajar-se no processo que antecede a celebração e em mobilizar toda a comunidade em participar durante o domingo (28-11) em Santa Lúcia/Ouro, da solenidade dos 30, os jovens visitados demonstraram alegria e jovialidade em cada gesto de vida.

Grupos de Jovens São Cristóvão e Secretário Regional, Uilian Dalpiaz.

Para visualizar as demais fotos, clique aqui!

Fraternidade,
Paz e bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenadora EAPJ

domingo, 28 de outubro de 2012

Dia Nacional da Juventude (DNJ)


Hoje (28) em todo Brasil comemora-se o DNJ, Dia Nacional da Juventude, que esse ano tem como tema “Juventude e Vida” e com o lema “Que vida vale a pena ser vivida?”.  As paróquias vêm se organizando da melhor forma possível para comemorar esse dia, um dia dinâmico, divertido e com muita fé e oração.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO DNJ
No ano de 1985, a CNBB criou o Dia Nacional da Juventude a ser celebrada no quarto domingo do mês de Outubro. As pastorais da juventude eram as únicas organizadas nacionalmente. Dessa forma, a CNBB confiou-lhes a serem protagonista dessa celebração.
Nas últimas décadas, têm crescido visivelmente outras expressões de juventude em nossa Igreja.
Assim, a partir do ano de 2011, com a criação de uma Coordenação Nacional de Jovens, o DNJ passar a ser organizado por ela. Queremos agradecer profundamente as pastorais da juventude que, ao longo dos 25 anos, com muito brilho, contribui com a Evangelização e formação da juventude do Brasil preparando o DNJ.

Em nossa paróquia não haverá comemoração do DNJ, em função dos 30 anos da PJ de Santa Catarina que celebra o aniversário da nossa PJ estadual, porém as comunidades preparam nesse final de semana nos seus grupos de bases e missas memórias para vivenciar o DNJ, unindo-se com todo a bela juventude dos cantos e encantos do Brasil.


Fraternidade
Paz e Bem!

Kelin Regina Wirth
Coordenadora do setor 3

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Convite para os 30!

Recado do Secretário Regional da PJ, Uilian Dalpiaz, e convite para os 30 anos!
 
 
"Que o Espírito Santo unja-nos sempre com luz e criatividade e não deixe apagar a chama do Projeto que Cristo nos revelou."
(Trecho da Oração dos 30 anos da PJ de SC) 


Fraternidade,
Paz e bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenação Paroquial
 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

JMJ Rio2013: Dom Geraldo Lyrio e o grande evento da juventude


O site oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 lança o canal Pré-Jornada nesta terça-feira, 23 de outubro. Além do novo conteúdo entrar no ar para todos os internautas, será realizada também uma apresentação no auditório do edifício João Paulo II (Rua Benjamim Constant, 23, Glória), no Rio de Janeiro, no mesmo dia, às 19h30min.
Na ocasião, será lançada uma parceria de ação catequética entre a JMJ Rio2013, o Programa Nacional Caixa de Ferramenta (PNCF) e as mídias sociais da arquidiocese do Rio. A proposta do canal Pré-Jornada é oferecer voz às dioceses do Brasil no site www.rio2013.com, envolvendo-as no plano da Semana Missionária e em tudo o que for de preparação para a JMJ Rio2013. As peregrinações dos Símbolos da Jornada também ganharão destaque. 

Em entrevista à Rádio Vaticano, o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, falou sobre o percurso da JMJ até o momento e suas expectativas para o grande evento, em 2013.
Dom Geraldo Lyrio Rocha
“Estamos vendo como a arquidiocese do Rio de Janeiro e toda a Igreja no Brasil estão se preparando para este momento tão bonito e tão importante, que será a JMJ, e que certamente vai trazer um novo vigor para a Pastoral da Juventude, nas suas várias expressões, em todo o nosso país. A peregrinação dos Símbolos da Jornada já estão anunciando o que há de ser a Jornada, porque a capacidade de mobilização têm sido muito grande, além das expectativas em muitas partes. Claro que a JMJ é fruto de esforço de muita gente, nossas, no Brasil, do Pontifício Conselho para os Leigos, e, pelo que tenho ouvido do bispos participantes do Sínodo dos Bispos, e de muitos países, pois já há a movimentação de caravanas de jovens que irão ao Brasil. Tenho certeza que a Jornada Mundial da Juventude vai ser um momento forte para a vida do nosso país, para a vida da Igreja Católica no Brasil e, de um modo muito especial, há de trazer muitos frutos para a atuação da Igreja junto à juventude nos dia que correm. Tenho a certeza que as expectativas vão ser plenamente respondidas e será marcante a presença do papa Bento XVI no Rio, em 2013”, destacou o ex-presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio, um dos escolhidos, na última Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, a representar o episcopado brasileiro no Sínodo dos Bispos, em Roma. (Fonte)
Paz e Bem!
Felipe Silva
Liberado Paroquial da PJ

Convite para os 30 anos da PJ, na voz dos jovens...



Convite dos jovens Felipe Candin (Arquidiocese de Florianópolis) e Aline (Diocese de Chapecó) para participação nos 30 anos da PJ de SC.


Convite dos jovens Felipe Candin (Arquidiocese de Florianópolis) e Aline (Diocese de Chapecó) para participação nos 30 anos da PJ de SC.


"Que o Espírito Santo unja-nos sempre com luz e criatividade e não deixe apagar a chama do Projeto que Cristo nos revelou."
(Trecho da Oração dos 30 anos da PJ de SC) 


Fraternidade,
Paz e bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenação Paroquial

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atenção EAPJ, CPPJ e Coordenadores dos Grupos de Jovens!



‎"Vem Juventude, trabalhar, lutar, sonhar..."

A Canção da Esperança é o hino dos 30 anos da PJ SC e está ecoando por toda Santa Catarina, lembrando-nos da Celebração que comemora os 30 anos da Pastoral da Juventude de Santa Catarina.

A PJ se tornou um movimento de crescente valor entre a juventude, pois trabalha na construção de uma Civilização de Amor, um mundo em que possa-se viver em Fraternidade e igualdade de condições.
O Brasil todo conta com a Pastoral da Juventude, e em especial o nosso estado de Santa Catarina, que aniversariando esse ano, celebra 30 anos de lutas e sonhos.

Foram inúmeras batalhas travadas com a sociedade, favorecendo um protagonismo juvenil para a porção da população que objetiva o bem comum, espelhando-se no Projeto de Vida de Jesus Cristo.
Refletindo a história tecida por tantas mãos, a nossa Diocese de Joaçaba tem a grande alegria de receber a celebração, acolhendo jovens do estado todo nos 4 dias de união, convivência, formação e dinamismo. 
No Distrito de Santa Lúcia-Ouro, em nossa Paróquia São Paulo Apóstolo, nos dias 15 a 18 de novembro.
E assim, trabalhamos desde já para que esses dias sejam um momento de aprofundamento na fé e motivação para a caminhada avante.
Portanto, contamos com a mão de obra de tantos jovens,
E contamos com a tua ajuda também!


Coordenadores dos grupos de jovens, membros da Equipe de Apoio da Pastoral da Juventude e Coordenação Paroquial da PJ,
Venho convidar-vos para que juntem-se no trabalho, esclareçam suas dúvidas e adiante divulgando com mais força aos grupos de base de Capinzal, Ouro e Zortéa.



Onde: Escola da Fé;
Quando: Sexta-feira, 26 de Outubro;
Horário: 18 horas;
Quem participa: Coordenadores dos Grupos de Jovens, membros da Equipe de Apoio e da Coordenação Paroquial da PJ, na presença do Liberado Paroquial, Coordenador Diocesano e também o Secretário Regional da PJ de SC.
É necessário trazer material de anotação, suas duvidas, ideias... 
Reafirmando o compromisso de sermos ainda mais Igreja-Jovem!




"Se trabalhamos e lutamos, é porque depositamos a esperança no Deus vivo!" (1 Tm 4, 10)


Paz e bem!
Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenadora Equipe de Apoio da Pastoral da Juventude.

Equipe da Coordenação Diocesana

(Em breve texto/fotos com informações)

Encontro do Setor 1

Com muita fé e alegria, aconteceu no dia 21 de outubro de 2012, um encontro com os grupos de base que compõem o setor 1 da pastoral da juventude, para um momento de integração entre os grupos, que ocorreu a comunidade de Nossa Senhora da Saúde,em Ouro.

             O encontro, que reuniu mais de 27 jovens dos grupos JUNSS (Nossa senhora da saude) , Estrela Jovem (Pinheiro alto), Jufc (Santa Lucia) e Jubrac (Sagrado).  Iniciou-se com uma celebração especial com o Ministro Junior Alf, da comunidade de São Cristóvão, após iniciou-se as atividades, que ocorreu na forma de uma gincana, tendo provas de conhecimento, diversão e habilidades. 
Com a finalidade de envolvimento entre os grupos de base, eles foram divididos em quatro equipes com participantes de todos os grupos. Também lembrando a missão de ser cristão, o almoço foi partilhado, tendo atividades no período da manhã e tarde e dando finalidade ao encontro com o envio.

Confira as demais fotos do Encontrão do Setor 1 clicando aqui.







Paz e Bem!

Lucas Camargo
Organizador do Setor 1


sábado, 20 de outubro de 2012

III Encontro Grupo da Matriz

 Recordando memória, fazendo história.
Nesse ritmo se encontraram os jovens pertencentes ao grupo da Igreja Matriz da Paróquia São Paulo Apóstolo.
Em sintonia com os 30 anos da PJ de SC, realizaram o 2º encontro do Subsídio de preparação... 
Reforçando a caminhada, os projetos, a organização na paróquia e na diocese, os jovens puderam expor e saciar as dúvidas numa partilha de vez e voz.
Ao fim do encontro, um compromisso foi assumido.
 Engajados na construção de um mundo mais justo e fraterno, o primeiro passo é transformar a realidade nas localidades mais próximas, assim, a busca por mais jovens dispostos a trabalhar foi prioridade elencada, "a messe é grande, mas os operários são poucos", já nos lembrava Frei Dudu.
Posteriormente, o fortalecimento espiritual e o comprometimento em tornar-se um grupo de ação, movimento e agente de transformação foram apontamentos feitos pelos integrantes.
A Equipe de Apoio vem acompanhando a formação do grupo, com votos de perseverança na bonita luta e sonhos. 

Daqui por diante a responsabilidade está nas mãos de cada um, enlaçados pelo mesmo objetivo, unidos pelo espírito missionário, dinamismo e alegria jovem!



Fraternidade,
Paz e Bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenação EAPJ


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

JMJ 2013 - Aviso!


Jovens interessados em estar na JMJ 2013,
A jornada é desde já, um acontecimento que mobiliza a todos nós.
Portanto, alguns detalhes a decidir estão em nossas mãos!

Conforme na ultima reunião, foi decidido um grupo de jovens, juntamente com seus pais/responsáveis para dar alguns encaminhamentos de organização, portanto, dia 22, segunda-feira, às 19h na Escola da Fé, é importante a presença daqueles que se fizeram comprometidos a estar compondo essa equipe.

Para todos os jovens engajados a ser/estar na JMJ
Marquem essa data: dia 27, sábado, ás 13h30, também na Escola da Fé
Reunião para, juntos/as, decidirmos a Peregrinação da Cruz e acolhida ao Ícone de Nossa Senhora e Beata Albertina, desde já vamos pensando em ideias. E também, um breve momento de formação. Igualmente importantes!

Contamos com vocês para vivenciarmos a Jornada Mundial da Juventude
Primeiramente entre nós, nossa Paróquia e amigos.
Assim marchando de mãos dadas para os grandes dias, em julho.


Fraternidade,
Paz e bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenação Paroquial

Vem pros 30 você também!


Jovens da Diocese de Joaçaba e demais, vem de modo especial convidá-los a participarem da Celebração dos 30 anos da PJ em SC!

Confiram, com carinho e dinamismo, o chamado dos jovens:
Joelso (Diocese de Joinvile) e Daniel (Diocese de Rio do Sul)

Mateus (Diocese de Joaçaba) e Ariel (diocese de Tubarão):

Marcos (Diocese de Criciúma) e Ir. Amélia (Diocese de Chapecó):



"Que o Espírito Santo unja-nos sempre com luz e criatividade e não deixe apagar a chama do Projeto que Cristo nos revelou."
(Trecho da Oração dos 30 anos da PJ de SC) 


Fraternidade,
Paz e bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenação Paroquial

Reunião de Comarca


Ibicaré foi a cidade acolhedora da Reunião da Comarca de Joaçaba nessa quinta feira, 28.
Leigos, padres e bispo se reuniram para uma manhã de estudo e importantes decisões/avisos.
O estudo da Carta Apostólica, Porta Fidei ,vem para reforçar o Ano da Fé, iniciado no dia 11 de outubro, com o cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013. 
A cópia do documento foi entregue e o estudo feito metodologicamente na divisão por paróquias e, posteriormente, partilhado no grande grupo proporcionou, aos ali presentes, "uma autêntica e sincera profissão de fé". Respaldado um convite ao catecismo da Igreja Católica, pois esse é "um verdadeiro instrumento de apoio da fé". Na oportunidade, foi distribuído um "youcat", livro de catecismo juvenil.
O Ano da Fé propícia também para intensificar o testemunho da caridade. Recorda São Paulo: "Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade" (1 Cor 13,13) 
O convite é para que descubra-se a novidade na fonte de origem: a Sagrada Escritura.

Seguindo a pauta, foi partilhado o andamento dos projetos "Rio que Cresce Entre Nós", e o cronograma/roteiro para a acolhida e  Peregrinação da Cruz:, Ícone de Nossa Senhora e Imagem de Beata Albertina. Devido a mobilização que a Jornada Mundial da Juventude demanda nas bases.
Entre outros tantos assuntos pautados no decorrer da manhã, destacamos aqui o momento em que os Jovens de Capinzal compartilharam os preparativos para a Celebração dos 30 anos da PJ em SC.
A mobilização da Paróquia e Diocese, acolhedoras desse marco na história da Juventude, envolve muito trabalho e colaboração de toda região.
Na modalidade de acampamento, onde nos quatro dias acontecerão momentos de formação, convivência e celebração no Distrito de Santa Lúcia-Ouro/SC, serão 23 oficinas que unirão experiências  dos jovens das 10 dioceses do estado, assessorados por uma equipe de relevante potencial na caminhada trassejada de lutas e sonhos dos jovens do estado.

O convite se estendeu de modo especial à todos os jovens presentes e aos padres das paróquias vizinhas, para que se façam presentes, mobilizem a juventude do local, e se unam no comprometimento de ser Igreja Jovem!



Fraternidade,
Paz e Bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenação Paroquial




I Encontro com Grupo de Vidal






Motivados pelo Projeto de Vida de Jesus Cristo, com amor e fraternidade
A Pastoral da Juventude trabalha para a formação de mais um Grupo eclesial de jovens.
Durante a noite de quarta feira, 17, fez-se um encontro com alguns dos jovens da comunidade de Vidal Ramos, dispostos a iniciar a união e integração da juventude local.


Assim se faz uma construção, enriquecida pela simplicidade, baseados na iluminação da Palavra, inspirados pelo anseio de viver!
Que vigore, que se fortalece, que se propague!
Que a motivação seja constante, que a perseverança dê bons frutos.

Fortalecimento individual e busca de um caminho pastoral, vivendo em fraternidade.
É assim que anda a PJ da Paróquia São Paulo Apóstolo!

Paz e Bem!
Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenação Paroquial.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Encontro mensal da EAPJ

A EAPJ (Equipe de Apoio da Pastoral da Juventude) se reuniu nesse domingo, 14, para realizar o encontro mensal de estudos, partilhas e importantes decisões para a Pastoral da Juventude de nossa Paróquia.
O momento contou com a presença de 9 membros da equipe, mais o Liberado Paroquial, Felipe da Silva.
Entre conversas, ideias, leitura, falas, partilhas, comilanças, ocorreu tudo certo.

De mãos dadas a entoar a Oração de abertura e iluminados pela Palavra Santa, a leitura do evangelho do dia Marcos 10, 17-30, os momentos seguintes foram privilegiados com o estudo dos primeiros capítulos do livro "Somos Igreja Jovem", para que a cada dia aproximemo-nos da união das vivências particulares com as realidades existentes por esse mundão a fora.

Sabedores de que "o desafio para o jovem - assim como todos os que aceitam Jesus como caminho - é escutar a voz de Cristo em meio a tantas vozes." (Doc. 85 CNBB), ousemos transformar parcialmente essa realidade, e levar ao jovem o silêncio (espiritualidade) necessária para que ele ouça a Voz de nosso Grande Profeta.

Adiante na nossa formação e nossos encontros iluminados por textos que nos instruam e inspiram a sermos missionários dinâmicos e proféticos, visamos sempre o objetivo primordial da Equipe, o fortalecimento espiritual dos Grupos Eclesiais de Base da Paróquia.

Seguindo a pauta, o Subsídio de Estudos em Preparação a Celebração dos 30 ano da PJ em SC foi apresentado para todos os integrantes, sendo este usado em encontros com grupos de base em construção. Esclarecidos alguns relevantes detalhes acerca da comemoração estadual em terras Ourenses, ficamos atentos a mobilização das dioceses durante o processo caminhante aos 30.

A noite se tornou inimiga com o passar tão rápido das horas, entretanto o bom proveito se tornou evidente. O compromisso assumido e as decisões fundamentais para o crescimento e fortalecimento da Equipe se construíram em conjunto, tecendo responsabilidades para esse longo trabalho incessante, do qual nossa motivação é o amor ao Reino.
Mais uma vez a Equipe mostra que tem potencial para seguir adiante, perseverantes, no caminho escolhido.

O encontro teve finalização com as palavras do ODJ (Ofício Divino da Juventude), proferidas pela Dara Tobaldini, a qual fez o refrão meditativo dizendo "De noite iremos, de noite, iremos buscar a fonte. Só nossa sede nos guia".



Que sejamos sedentos de justiça! Façamos a fonte de água viva transbordar no coração de cada jovem de nosso meio!




Fraternidade,
Paz e bem!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenadora EAPJ


sábado, 13 de outubro de 2012

I Encontro com Jovens da Comunidade Verde Vale (Fotos)








Fotos: Lucas Camargo.

PJ presente na comunidade de Verde Vale-Capinzal.
Jovens se unem para a formação do grupo eclesial de base,
Prestigiados com subsídios dos 30 anos da PJ em SC, 
realizaram um belo encontro, assim motivados a levar adiante o Projeto de Jesus Cristo,
Trabalhando para a construção de uma juventude unida pelo mesmo objetivo.
Avante linda juventude! 
Que esse novo grupo seja perseverante! 
Fraternidade,
Paz e Bem!
Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenadora EAPJ

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia de Nossa Senhora Aparecida












Fotos: Taynara Xavier Alves do Amaral

A Pastoral da Juventude de Capinzal celebrou a missa em Honra a Padroeira do Brasil, a equipe de Liturgia do Grupo de Jovens São Cristóvão entoou hinos que tocaram diretamente ao coração, Freis e Assembleia, unidos por instantes de fé e devoção.
Pela manhã do dia 12 de outubro, centenas de fiéis se encontraram em Linha Sul, interior de Ouro.
Andando quilômetros ou dirigindo pelas longas estradas de chão, todos seguiam para o mesmo rumo.
Altares e faixas esperavam a imagem de Nossa Senhora, 
Sua chegança emociona a cada ano mais, 
O momento une o país todo em oração.
Singela e preciosa é Sua Imagem, Nossa Senhora, mãe de todos os povos, Padroeira do Brasil!


"Caminheira de todos os estados
Padroeira de norte a sul, leste a oeste
É a mãe de todos os brasileiros
Dos pequeninos aos veteranos
Abençoando os caminhos,
com sua presença silenciosa
Afável e doce é sua maternidade
Aparecida, rogai por teus filhos e filhas!"

Fraternidade,
Paz e Bem!
Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenadora EAPJ