quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dom José Gomes: Presente na caminhada!


"É claro que tem aqueles que vão dizer que esses jovens são subversivos, que esses jovens são comunistas, que esses jovens são “marolados” pela Igreja e pelos partidos extremistas. Eu pergunto: o que une vocês aqui: é Cristo ou é alguma coisa diferente? [...]
Então, meus caros jovens, prezados ouvintes, é preciso ter confiança nessa juventude
; é preciso ter fé nela; é preciso dar-lhes o apoio porque eles têm o entusiasmo, eles têm a força, eles têm a capacidade de lutar para que se faça uma nova sociedade, capacidade de lutar por aquilo que o Evangelho disse: 'Ide e anunciai em toda a parte que o Reino de Deus está no meio de vós'."
(Dom José Gomes¹)

¹Dom José Gomes (Erechim, 25 de março de 1921 — Chapecó, 19 de setembro de 2002) foi um bispo católico da Diocese de Chapecó.
Esteve a frente pela luta da liberdade no período da Ditadura no Brasil. Dom José Gomes foi um bispo extremamente ligado as questões sociais, sendo o primeiro presidente nacional do Conselho Indigenista Missionário e também foi presidente a nível nacional da Comissão Pastoral da Terra.

Texto enviado por Kelin R.
Coordenadora Setor 3 - PJ Capinzal
Paz e Bem!

Rumando aos 30 da PJ em SC!

Com imensa alegria que compartilho as novidades da nossa PJ!
Estamos nos aproximando da data que celebra a história de nossos jovens nessa caminhada trassada de utopias, conquistas e muita fé!
São 30 anos de lutas e sonhos, coragem e vivacidade!
Nossa Paróquia São Paulo Apóstolo - Diocese de Joaçaba, recebe em Novembro, na comunidade do Distrito de Santa Lúcia - Ouro, esses três dias de grande animação juvenil, ao espírito PJoteiro!

O cartaz está pronto e o Hino, também!
Disponíveis para divulgarmos e ecoarmos nossa História.
Maiores detalhes e demais novidades, nos links:
http://pj30anos.cnbbsul4.org.br/
https://www.facebook.com/pjcnbbsul4
"Vem juventude, trabalhar, lutar, sonhar! Pastoral da Juventude, Igreja Jovem em missão, Caminhando há 30 anos com Jesus, na contramão".

"Se trabalhamos e lutamos, é porque depositamos a esperança no Deus Vivo!”. 1 Timóteo 4, 10

Taynara Xavier Alves do Amaral
Coord. Equipe de Apoio - PJ
Paz e bem!


I Encontro com Grupo de Base Vila Sete

Realizado nesse sábado, 15 de setembro, o encontro de formação de mais um novo Grupo de Jovens. A comunidade de Vila 7 de Julho pôde vivenciar um pouco da mística da PJ, levada pela Equipe de Apoio, que se empenha em dinamizar essa linda juventude da Paróquia São Paulo Apóstolo!
A data para um segundo encontro já está marcada, no dia 6 de outubro, na Capela do bairro, esses mesmos jovens se encontrarão trazendo consigo outros jovens, concretizando o compromisso de animar mais e mais seus semelhantes a se fortalecer na fé!


O Encontro foi de muita luz!
Não deixemos morrer essa chama que incendeia a vida da juventude que quer viver, que ser e quer acontecer!
Com alegria que a certeza da escolha pelo Caminho de Jesus, pela nossa PJ, é cada vez mais realidade em nosso meio!
Que assim seja: firmes na missão! 


Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenadora da Equipe de Apoio - PJ
Paz e bem!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

II Encontro com Colina




 A Equipe de Apoio da Pastoral da Juventude Paróquia São Paulo Apóstolo, está feliz com a caminhada! 
Hoje, sete de setembro.
Dia da independência, dia da luta, dia de adorar a pátria e adorar ainda mais a juventude que por ela luta!
A exemplo desses jovens que vieram buscar, conosco, base para a construção de sua identidade Pastoral:
O grupos está se engajando, mostrando trabalho, força e fé!
No jeito deles, especial e único, como cada grupo, trazem, como sua característica predominante o desejo de resgatar os jovens da comunidade de contextos ímpios. 
No trabalho desenvolvido com eles, duas palavras, populares eu diria, porém de significados transcendentais: amor e fé, se destacaram. Entre os desejos, anseios e expectativas para o renascimento do grupo, estão os princípios de espiritualidade, os eixos norteadores. Sentimentos puros que são frutos do Projeto de Deus na construção de um Reino digno e fraternal.
Linda juventude que a passos progressivos caminha, não em círculos, mas adiante! 
De frente com a realidade, para transformá-la numa existência efetiva de, com as palavras deles, amor e fé!
Obrigada aos membros da Equipe de Apoio que puderam se fazer presentes e contribuíram para a realização desses encontros, quero avisá-los que o trabalho continua, AVANTE! 
Tenhamos força e tomamos os bons frutos como incentivo a sempre continuar perseverantes e confiantes na jornada juvenil.
 Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. (Ec 11:9)



Taynara X. A. do Amaral
Coordenadora Equipe de Apoio-PJ
Paz e bem!

domingo, 2 de setembro de 2012

Equipe de Apoio - EAPJ

Hoje, durante o dia, tivemos um proveitoso encontro reunindo a Equipe de Apoio da Pastoral da Juventude!
No espaço cedido pela família Miazzi, de Lacerdópolis-SC, realizamos o encontro mensal, como de costume.
Entre seriedade e descontração, conseguimos dar mais um pequeno-grande passo rumo ao nosso objetivo, previamente visando, também, a construção de uma identidade própria e significativa frente à sociedade juvenil.
As decisões tomadas foram de alta importância, conjuntamente fizemos um lindo trabalho.
Durante a manhã, a reunião seguiu uma pauta com orações, reflexão e decisões cruciais para o desenvolvimento de nosso trabalho enquanto Equipe de Apoio. Foram elencadas algumas prioridades e organizados alguns pontos que ainda estavam falhando. 
Como objetivo primordial estão os nossos grupos de bases já existentes, para que se fortaleçam espiritualmente, contudo teve-se resultados positivos as sementes que o encontro com Frei Rubens(Assessor da CRB Nacional para Juventude) espalhou em agosto, as sementes lançadas nos corações de jovens fizeram com que alguns procurassem apoio da PJ para a formação de grupos de jovens em comunidades que não o tem. Organizando calendário, disponibilizamos total atenção à esses novos jovens que iniciam a longa caminhada pela busca do Reino, e, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, a Equipe se propõe e intermediar toda mística, espalhando aos ares o aroma da fé e encanto da construção de uma Civilização de Amor.
O Almoço foi servido e em seguida a tarde foi de imensa alegria, tantos pelos avanços obtidos, quanto pela naturalidade de interação da equipe. 





“Tenham sempre alegria no Senhor. Repito, tenham alegria. O Senhor virá em breve.”
Filipenses 4, 4.5b
Taynara Xavier Alves do Amaral
Coordenadora da Equipe de Apoio
Paz e Bem!


Passo a passo para a JMJ - 2013!



Lançamento da JMJ na Paróquia
  Certamente você já deve ter ouvido por ai que no ano vindouro acontecerá aqui no Brasil a Jornada Mundial da Juventude. Porém, nos enganamos em pensar que ela ocorre somente em julho de2013. Afinal, todo o país já está envolvido no processo da JMJ - Rio 2013. A cruz e o ícone de Nossa Senhora estão peregrinando por todos os estados e pelos países do cone sul (Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina). Por todo canto há Jovens se preparando e vivendo já a JMJ. E vale destacar que estes símbolos estarão passando por aqui em janeiro.
  Por isso, nossa Paróquia também está se organizando. Tivemos no sábado, dia 01 de setembro, uma tarde formativa sobre a jornada, e sobre a Ação evangelizadora da CNBB regional Sul IV (estado de Santa Catarina) chamada “Rio que Cresce entre nós”. Com o qual se quer divulgar a JMJ, tornar o jovem agente da evangelização e também contribuir financeiramente para os gastos da mesma. Este rio que Cresce entre nós, vai desembocar na Bahia da Guanabara. E queremos também que cresça e se multiplique a boa nova do reino no meio dos jovens.
  Este evento marcou o início da preparação para a Jornada na paróquia: “Declaro aqui aberta a Jornada Mundial da Juventude em nossa Paróquia” – Frei Jorge Dudu da Silva. Tivemos uma grande participação da parte dos jovens, foram cerca de 60, e pudemos discutir sobre as questões que envolvem nossa ida ao Rio de Janeiro, e processo da JMJ aqui. 
Destaco que a JMJ não é passeio turístico (mesmo a gente podendo olhar pela janela), por isso a importância de estarmos preparados e de se planejar o antes, durante e depois.  Teremos ainda outro encontro para acertamos os últimos detalhes, onde podem e devem participar também, os pais/responsáveis dos menores de idade.
   Queremos que a JMJ seja ferramenta para aproximar o jovem da igreja e torná-la mais jovial.











   Mais informações em:
http://www.rio2013.com/


“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt. 28, 19)
Tiago Rech
Coordenador Paroquial
Paz e bem!

Pastoral da Comunicação - PASCOM

"A Pastoral da Comunicação (PASCOM) tem como objetivo dinamizar a comunicação, pois é o principal instrumento de evangelização da comunidade cristão. 
É a busca de "integração" em favor da Pastoral de Conjunto da Igreja; É a construção de uma relação "missionária" da Igreja com o mundo. A igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma solidariedade; Portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo." (Plano Pastoral E Atividades, p. 24)

Nessa sexta-feira, 31 de Agosto, encontraram-se na Paróquia São Paulo Apóstolos os membros que farão acontecer esse projeto da Pastoral da Comunicação: a ideia de uma revista mensal que propicia interação entre todas as nove pastorais de nossa Paróquia (Pastoral Catequética, Pastoral Litúrgica, Pastoral Familiar, Pastoral do Dízimo, Pastoral do Batismo, Pastoral da Juventude, Pastoral da Criança, Pastoral  da Saúde e Pastoral Solidária),  vem para anunciar os projetos e trabalhos realizados durante nossa caminhada, enquanto Pastorais.

A Pastoral da Juventude terá um espaço garantido nesse significativo meio de comunicação, contando com a tua colaboração, jovem,  para enriquecer e bendizer nossas ações às comunidades!


 Faz parte da equipe da PASCOM: Frei Jorge Dudu da Silva, Felipe da Silva(Liberado Paroquial-PJ), Marines Delazari, Douglas Varela, Prof. Márcio da Silva e Prof. Mariliza Gaspareto Boz;



"E disse-lhe:Ide por todo mundo" (Mc 16.15)
E anunciai!

Taynara Xavier Alves do Amaral
Paz e Bem!

VEM E VERAS!

Zaqueu, um sujeito baixinho, que subiu em uma árvore para ver a passagem de Jesus em sua chegada à cidade de Jericó, tal foi seu anseio que não mediu esforços para vê-lo, porém,  "quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém posar em tua casa." (Lc 19,5). 
Zaqueu? Bom, Zaqueu e Jesus se encontraram. Jesus já sabia que ele estava lá, mas pra vida do cobrador de impostos mudar, Jesus precisava entrar em sua casa - E você, já convidou Jesus para entrar em sua casa hoje?

Iluminados por está palavra bíblica, iniciou-se o encontro dessa Sexta-Feira, 24 de agosto. 
A equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional) abriu a casa e privilegiou toda a juventude de nossa Paróquia São Paulo Apóstolo, trazendo a presença do Frei Rubens Nunes da Mota (Assessor da CRB Nacional Para Juventudes) de Brasília-Br. O encontro, ministrado pelo Frei e animado pelo Grupo de Músicos do SAV, do qual é integrado por três jovens, teve como nome e tema "Juventudes... Desafios e Perspectivas"; 
"A Igreja Católica compreende em si mesma, e a seus membros, como "especialistas em humanidade". Para fazer valer está entidade, ela precisa viver a compaixão e a solidariedade para com os jovens, em especial, no contexto brasileiro atual,  em que a vida de jovens é ameaçada, violentada, exterminada. Por fidelidade ao sonho de Deus para a humanidade, os agentes religiosos são convocados a se emprenhar verdadeiramente para defender a vida da juventude, e dirigir um olhar de misericórdia para os jovens, como bons samaritanos, mostrando o rosto de Deus misericordioso que os ama nos momentos de dor, de dificuldade. Isso supõe a capacidade de superar o comportamento considerado inadequado de alguns jovens, de sua integridade como pessoa, que deve ser garantida, valorizada. Por isso, as congregações devem promover ações concretas, trabalhando de maneira articulada e estratégica na defesa da vida, estabelecendo parcerias dentro e fora da Igreja Católica, articulando-se em rede com outras entidades."(Juventudes O Exercício de Aproximação, Frei Rubens Mota, p.93)
As palavras do livro do Frei, resumem em parte, a necessidade e a urgência que a nossa Juventude tem em acreditar num mundo melhor para si mesmo, e consequentemente para com o próximo.
Dinamizados e envolvidos pelo carisma de nosso palestrante, os jovens tiveram um espaço para expor quais são seus principais anseios, elencando dificuldades e suas perspectivas, pôde-se partilhar de dores e sonhos em comum!
Diante de tantos aspectos negativos das realidades, eis que deixo o questionamento: "Como eu vou romper com isso?"
A força, característica da juventude, vem junto com sua história de lutas, conquistas e derrotas, baseadas nos CONTEXTOS SOCIAIS, abordado como reflexão, pelo Frei, sobre o leque que esse assunto abre; Os contextos e sistemas fez do jovem fruto de como é visto diante de outros olhos, o contexto atual na visão permite identificar a sociedade como hedonista, centralizada na futilidade e satisfação. Regidos pelo mundo capitalista, a juventude é ao mesmo tempo vítima e, parcialmente, culpada pelos males que atingem-os, sendo assim, a possível solução está nas mãos da própria juventude que trabalha junto com a igreja! Com amparo e preparação de nossos referências, a experiência pode ser compartilhada e ecoada para os quatro cantos, onde há jovem deve haver indignação e mudança.
Percebendo-se jovem na atualidade, deve ter em mente a consciência do autoconceito e heteroconceito, assim, desenvolvendo o contexto pessoal - a constituição de personalidade - "O que eu faço com o que fizeram de mim?" Decisões e sensações devem ter fundamento no compromisso que cria-se com o PROJETO DE VIDA. Dotados de discernimento, questione-se "quais são os acertos em que é preciso avançar?" E viva na sociedade contemporânea priorizando a energia positiva que você, enquanto jovem, tem naturalmente correndo pelas veias.
Fechando a sexta-feira, o Frei lançou duas perguntas para ser debatidas entre os jovens, sendo elas: 1. Como o jovem está afetado pelos contextos? 2. O que atrai o jovem hoje para a igreja?

"Para o exercício da missão junto às juventudes, é preciso conhecer o histórico em que elas estão inseridas, sem julgamentos, buscando atualização constante e procurando mudar a mentalidade que distanciam a vida religiosa dos jovens"(Juventudes O Exercício de Aproximação, Frei Rubens Mota, p.92)

JOVEM MISSIONÁRIO (Animação Missionária)
Sábado, dia 25 de agosto.

Animação -> Vivacidade! Alegria! Calor! AÇÃO!

Entusiasmados pela sexta feira, o número de jovens duplicou durante o sábado. Jovem convida jovem a anunciar Cristo à todas as pessoas do mundo, começando pela comunidade.
Um início mais formativo no encontro, orientou os jovens sobre alguns documentos e congregações voltadas para a missão de evangelizar, animar, formar, informar, cooperar, articular, rezar, educar, refletir, planejar, trabalhar e avaliar.
Dentre inúmeros verbos, a juventude é confiada à uma causa missionária, sentido ligado a uma doação, ser discípulo levando a experiência de Deus à todos os povos. "A sensibilidade missionária da América Latina: Jesus - Justiça e Paz!"
Contudo, a formação de lideranças que coordenam esses grupos de jovens missionários necessita estar em processo de preparação contínua, os grupos de jovens de base são de total importância para tal, pois "nenhum de nós é tão tão poderoso, quanto todos nós juntos"(Benis)
Jovem... "A VERDADEIRA DESCOBERTA CONSISTE EM VER O QUE TODOS VIRAM E PENSAR O QUE NINGUÉM PENSOU", agir!

Para Kelin Regina, 17 anos, da comunidade de São Cristóvão-Capinzal, o encontro foi: "Um momento único, assim posso descrever esse encontro, mesmo sem poder participar na sexta-feira, pude perceber o quanto o Frei Rubens é uma pessoa que sabe repassar muito bem seus conhecimentos. Um dia animado, cheio de informações novas e outras que foram revistas e refletidas. Enfim, foi um dia maravilhoso, com muita animação e muita fé, como o próprio Frei Rubens fala: UAU!"
Everton Borsoi, 16 anos, residente em Novo Porto Alegre-Ouro, partilhou sobre o momento vivido: "Nossa! Gostei bastante do encontro pois mexe bastante com nosso interior. Principalmente alguns vídeos marcaram muito, em especial ao vídeo em que um menino ergue uma árvore, sozinho, que está caída no meio da rua, trancando o trânsito, mostrando iniciativa e fazendo a diferença! Sobre o vídeo do homem sem braços que ajuda o amigo a descobrir o sentido da vida, fez com que refletisse muito sobre a vida e pensar no que faço, na força dos meus desejos. As palavras do encontro foram muito importantes também"



 

A missão é grande, o Desafio é bem maior!
Obrigada Juventude que se fez presente e ao SAV por proporcionar esse significativo acréscimo em nossa formação pessoal e pastoral, agradecimento especial, também, à Pastoral da Família que cuidou com muito carinho de nossa alimentação.
Abraços Fraternos!
Taynara Xavier Alves do Amaral
Paz e bem!